Categorias
Lavar e Secar

Qual a melhor temperatura para lavar a roupa

No início temos de equacionar 3 vetores: quantidade e intensidade das nódoas, tipo de tecido e maior ou menor resistência da cor.

A temperatura que escolhemos para lavar a roupa tem consequências diretas na eficiência com que ficam limpas e nas propriedades das mesmas. Por isso é fundamental conhecer as principais recomendações de temperatura para os principais tipos de peças e de tecidos, de modo a evitar estragar a sua peça de roupa favorita.
Igualmente importante é que leia as etiquetas de todas as peças de roupa porque nos indicam se a peça pode ser lavada a uma determinada temperatura. Mas, no início temos de equacionar 3 vetores: quantidade e intensidade das nódoas, tipo de tecido e maior ou menor resistência da cor. A primeira regra passa pela sujidade da roupa porque quanto mais suja deve ser lavada a uma temperatura mais elevada porque só assim garantem uma higienização adequada.

Fibras sintéticas 

Sabe que os tecidos com fibra sintética, como poliéster, mistura de materiais e algodão sintético, é mais resistente e pode ser lavado com temperaturas mais elevadas. Por isso as fibras sintéticas aguentam uma lavagem de águas mais quentes, até 60º.

Fibras naturais e tecidos mais sensíveis 

Aqui falamos de peças de roupa tricotadas, de lã, crochet, seda ou outras mais delicadas. E estas, por serem mais frágeis e facilmente danificáveis, devem ser lavadas à mão e com temperatura fria (30 graus), ou então na máquina, num ciclo para roupas sensíveis, no máximo a 40ºC.

Não misture roupa preta e branca

Já sabe que não deve misturar pretos com bancos porque pode haver uma peça que tinja e porque à medida que aumenta a temperatura de lavagem, o risco de tingir é maior. 

E se eu escolher a temperatura errada?

Existem vários perigos associados a escolher as temperaturas erradas para lavar a roupa, tanto em água fria como quente se forem utilizadas de forma errada.

Caso utilize temperaturas quentes existe o risco de encolher as peças de roupa e também uma maior probabilidade de tingir os tecidos. E no caso de temperaturas frias há a forte probabilidade de não eliminar as manchas mais teimosas e não garantir uma eliminação eficiente dos ácaros e possíveis micróbios.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *